Bem Estar, Cosméticos

Saiba qual a importância da vitamina D!

Quando se fala em “vitamina D” muitas pessoas erroneamente a relacionam apenas a prevenção de osteoporose, no entanto, sua importância vai infinitamente mais além. Para ficar bem claro, é necessário quebrar o paradigma que ela é uma vitamina, uma vez que ela é sintetizada a partir do colesterol, trata-se de um hormônio e não de uma vitamina. A vitamina D é de fato um hormônio esteroide que controla diretamente a ativação de 229 genes em todas as células do corpo humano e indiretamente controla a ativação de 2.500 genes. É um hormônio fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.

Este slideshow necessita de JavaScript.


solvitaminad

Sua principal fonte de produção é o Sol (raios ultravioletas do tipo UVB), que são capazes de ativar a síntese da vitamina em nosso organismo. Apesar de ser a fonte que mais trabalha na produção, alguns alimentos, como peixes gordos, também oferecem vitamina D, mas de maneira muito pouco significativa.

Esta vitamina é considerada um hormônio, pois é metabolizada no organismo. Ela atua na manutenção do tecido ósseo, no auxilio à secreção e produção hormonal e também influencia consideravelmente no sistema imunológico. Por conta disto, é amplamente recomendada em doenças autoimunes, tanto na prevenção como no tratamento. Além disso, ela combate doenças crônicas não transmissíveis, como é o caso da síndrome metabólica, que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.

Qual parte do corpo absorve melhor a vitamina D? Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que  está exposta. Por isso, a orientação para ter boas quantidades deste nutriente é expor no minimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos.

Filtro solar impede a absorção de vitamina D? Sim, infelizmente o uso do filtro solar prejudica a absorção da vitamina D por meio da exposição ao sol. Para se ter uma ideia, o protetor fator oito inibe a retenção de vitamina D em 95% e um fator maior do que isso praticamente zera a produção da substância.

Para evitar o risco do câncer de pele é importante se expor somente durante 15 a 20 minutos recomendados e após isso aplicar o filtro solar. Além disso, o recomendado é passar o protetor no rosto e deixar as pernas e braços sem, desta maneira as quantidades de vitamina D ainda estão garantidas.

A vitamina D é importante para todas as pessoas, inclusive para as grávidas durante a gestação, a vitamina D é fundamental – sobretudo – para a saúde do bebê. Em níveis baixos, pode haver risco de a gestante ter diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e outros. Então não fuja do sol! Ele é o maior imunoprotetor biológico que a natureza oferece para nós. Deixamos claro que não se trata de “tostar” ao sol, ou passar períodos longos. Apenas 10 minutos sob o sol, no horário entre 11h e 15h – e você terá absorvido a vitamina D necessária. Nos horários de 8h às 10h a absorção é mais baixa.

Indicamos alguns produtos, segue abaixo:

summer

Para maiores informações entrem em contato, e acessem Catalago Online e nossa Loja virtual.

Anúncios

1 thought on “Saiba qual a importância da vitamina D!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s