Cosméticos

O perigo dos cosméticos!

O público feminino está sempre em busca de cosméticos para valorizar e destacar seus pontos fortes e esse filão ganha ainda mais adeptos com a preocupação dos homens em se cuidar. Tanto é que a indústria da beleza é uma das que mais gaturam no mundo. Aqui no País mesmo, o setor foi registrar sua primeira retração em 23 anos apenas no começo de 2015. Mas com tantas possibilidades, lançamentos, marcas, linhas e itens, a pele pode não responder tão bem assim a essa “experimentação” toda. E é aí que as alergias começam, principalmente no caso das makes, aplicadas diretamente no rosto.

rostobeleza

O processo alérgico surge quando uma ou mais substâncias contidas em um produto não são reconhecidas pelo organismo. Isso alerta o sistema imunológico, que começa a agir em defesa do corpo humano, resultando em prurido (coceira), eritema (vermelhidão), descamação e, por vezes, pápulas (bolinhas), que surgem no local onde ocorreu a aplicação.

Ao perceber o surgimento de alguns desses sintomas, é necessário suspender imediatamente o suo do cosmético e removê-lo da pele com água e sabão. Se apenas a remoção não amenizar a situação e o quadro se agravar com o surgimento de edemas (inchaço na pele) ou bolhas, a busca por um serviço de pronto atendimento médico pode ser necessária.

PROCESSO COMPLEXO

Por mais que possa parecer simples lidar com uma reação alérgica, descobrir as suas causas não é tão fácil assim, uma vez que é necessário investigar as substâncias alérgicas de cada paciente, individualmente. Uma dermatite de contato por irritante primário, por exemplo, pode aparecer imediatamente após o uso ou ser desencadeada dias, semanas ou até anos depois da exposição. Sabendo o produtos que causou a reação, pode-se fazer um teste para diagnosticar exatamente o que produz a alergia. O tratamento, que deve ser indicado e acompanhado por um profissional da área, pode ser feito com corticoides de uso tópico ou imunomodulador – que modificam a resposta imunológica do corpo – e cremes e sabonetes.

rostobeleza01

O MERCADO DOS HIPOALERGÊNICOS

Com certeza, você já ouviu falar que quem tem alergia pode usar maquiagem desde que os itens sejam hipoalergênicos. Isso realmente é o mais indicado, mas você sabia que não existe 100% de garantia que ele não vá causar nenhum efeito adverso? Para lançar um produto assim, os laboratórios fazem o maior número de testes possíveis e vão eliminando todas as substâncias que desencadearam alguma reação. Mesmo assim, é preciso pensar que cada pele reage de uma forma e as mais sensibilizadas ainda podem ficar irritadas. Aqui vale fazer o teste e, caso a alergia surja mesmo assim, descontinuar o uso.

rostobeleza02

DE OLHO NOS PRODUTOS

Não é só uma reação alérgica que pode irritar a pele durante o uso de makes, outros aspectos importantes devem ser levados em consideração como conservação e a validade dos itens de beleza. Produtos conservados em locais inadequados, como ambientes úmidos, fechados ou sujeitos ao sol e calor, podem ser contaminados por fungos ou bactérias, sendo prejudicial à saúde. Já com relação à validade, caso a data impressa tenha se desgastado ou ficado na caixa que foi descartada, seja observado o estado do produto. Estando vencido, a cor, textura e cheiro mudam. O pó fica mais compacto e os cremes mais consistentes, por exemplo. Usar algo fora da validade aumenta a chance de dermatite de contato e infecção, podendo causar queda dos cílios ou irritação nas pálpebras, face, lábios e até no couro cabeludo, no caso das tinturas. Ah vale lembrar também que maquiagem não deve ser emprestada, pois ela pode transmitir doenças como conjuntivite e ate herpes labial. #ficaadica

Depois do alerta, indicamos produtos altamente seguros e de excelente qualidade, veja os vídeos:

Para maiores informações, entrem em contato e acessem Catalago Online e nossa Loja Virtual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s